terça-feira, 27 de março de 2012

Mochilão com Júlio Verne.


Por Arthur Franco 

Com a evolução da ciência e o impacto das inovações tecnológicas do século XIX, a ficção científica encontrou um ambiente fértil para nascer. Robôs, andróides, viagens no tempo, vida em outros planetas: tudo que envolvia as novas ciências e o desenvolvimento nos campos da física, biologia, astronomia, entre outros, era digno de enredo de obras literárias. Foi nessa atmosfera de progresso que Júlio Verne se destacou e se consagrou como uma dos maiores autores de ficção científica.

Verne tinha uma imaginação fértil. Escreveu sobre máquinas voadoras, submarinos, viagens à Lua e ao centro da terra. É um dos autores mais traduzidos em todo o mundo e até hoje cativa leitores com suas histórias extraordinárias e repletas de elementos fantásticos. 

A Volta ao Mundo em 80 Dias foi originalmente publicado em 1873. Verne já era conhecido nessa ocasião, uma vez que seus livros anteriores tinham feito muito sucesso com o público. Nessa nova obra, o autor propõe uma tarefa que parecia impossível naquele dias: dar a volta ao mundo em 80 dias. Em um tempo em não havia aviões, era necessário viajar de trem ou de navio. Quem tentará tal façanha é Phileas Fogg, personagem criado pelo autor e protagonista do livro. Fogg é um cavalheiro inglês que, apesar de muito rico, vive uma vida regrada e sem muitas aventuras. Tudo muda quando ele sugere aos cavalheiros do seu clube, o Reform Club, que é possível dar a volta em 80 dias. Todo o cronograma de viagem já estava na cabeça do protagonista, e assim ele o expôs aos seus companheiros: 

De Londres - a Suez - paquete e caminho-de-ferro - 7 dias
De Suez a Bombaim – paquete - 13 dias
De Bombaim a Calcutá - caminho-de-ferro- 3 dias
De Calcutá a Hong Kong – paquete - 13 dias
De Hong Kong a Yokohama – paquete - 6 dias
De Yokohama a São Francisco – paquete - 22 dias
De São Francisco a Nova Iorque - caminho-de-ferro - 7 dias
Nova Iorque - Londres: paquete, caminho-de-ferro - 9 dias

Total: - 80 dias

Ninguém acredita nessa possibilidade. Fogg então propõe que ele mesmo dará a volta ao mundo em 80 dias e que, no dia 21 de Dezembro, às 08h45min da noite, estaria de volta ao Reform Club. Ao lado do seu criado Passepartout, Mr. Fogg vai embarcar em uma viagem que mudará o seu destino e que transportará o leitor aos quatro cantos do mundo. No seu enlaço, o Detetive Fix, que acredita que o protagonista assaltou o Banco da Inglaterra. 

O livro fez sucesso no seu lançamento, já que as pessoas não tinham tantas oportunidades de viajar no século XIX como hoje. Verne trouxe então as culturas, as vivências e os costumes dos mais variados povos e países para a literatura, acessível a qualquer um e a qualquer momento.

A obra já foi amplamente adaptada para os mais diversos meios. Talvez as mais famosas sejam a minissérie televisiva com Pierce Brosnan no papel de Mr. Fogg  e a adaptação cinematográfica com Jackie Chan  no papel principal. Entretanto, essa última versão é quase que uma releitura da obra, já que tem um tom cômico e possui alguns pontos divergentes do romance. 

Nenhum comentário: