quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sobre a noite escura.


Por Arthur Franco

O brilho nos olhos. É assim que, desde o início dos tempos, as pessoas reconhecem a sua Outra Parte. Mas Brida não procura encontrar a sua Outra Parte. Quer ser uma feiticeira, saber os segredos da magia, dominar os poderes ocultos. Decidida, crédula, insistente, essa é Brida, protagonista do livro homônimo de Paulo Coelho.

Brida tem apenas 21 anos, mas já deseja conhecer o mundo invisível, o universo místico que nos cerca.  Sua busca se inicia com o Mago de Folk, um mestre na Tradição do Sol, que explica tudo pelas manifestações divinas na natureza. Mas é com Wicca, uma feiticeira da Tradição da Lua, que Brida descobre o seu papel como bruxa, o seu destino nos conhecimentos da Sabedoria e do Tempo.

Paulo Coelho imerge-nos em um mundo mágico, de revelações das Tradições e da iniciação de uma jovem bruxa. Ensina-nos sobre a Outra Parte, a nossa distinta metade que se separou quando viemos a essa realidade. Mostra-nos sobre a Noite Escura, nos vacilos da Fé e de como devemos persistir e não nos acomodarmos, mesmo quando tudo incida o fracasso e o erro. Mais do que um livro de misticismo, tradições e auto-ajuda (como Paulo Coelho é denominado pela grande parte da população), é uma obra de introspecção e dúvida, das incertezas e confusões que fazem parte da nossa existência.

“- Então de que vale procurar? - perguntou ela.
- Não procuramos. Aceitamos, e então a vida passa a ser muito mais intensa e mais brilhante, porque entendemos que cada passo nosso, em todos os muitos da vida, tem um significado maior do que nós mesmos. Entendemos que, em algum lugar do tempo e do espaço, esta pergunta está respondida. Entendemos que existe um motivo para estarmos aqui, e isso basta.”

Nenhum comentário: