quinta-feira, 10 de maio de 2012

Preparando um crime.


por Arthur Franco 

Alimentando a minha paixão por romances policiais, estou sempre à procura de novas obras que possam incitar o meu lado investigativo. Foi dessa forma que descobri Nero Wolfe. Criação do americano Rex Stout, o obeso investigador particular é detentor de uma inteligência fora do comum. Contrariando as regras de um “bom detetive”, ele quase nunca sai de casa, não corre atrás dos bandidos e não empunha armas de fogo. Seus olhos e ouvidos são o fiel companheiro Archie Goodwin, que leva todas as informações sobre os crimes até Nero.      

O detetive apareceu em 33 novelas e em 39 contos, publicados entre anos 30 e os anos 70. Os seus 130kg não são um empecilho para a rapidez do seu pensamento e para a frenética resolução dos mistérios. Sua paixão por comida é uma das suas características mais marcantes e é um dos poucos motivos que faz Nero sair de casa.

É movido por essa paixão que ele então aceita participar de um encontro gastronômico, ambiente no qual a trama de Cozinheiros Demais se desenrola. Publicado em 1938, o livro tem como enredo um encontro dos Les Quinze Maîtres, uma reunião de renomados chefes internacionais para a escolha da melhor receita. É nesse ambiente ocupado por egos inflados, brigas terríveis e refeições divinas que um dos mais odiados cozinheiros é encontrado morto. Cabe então a Wolfe encontrar a solução para o crime para poder voltar para casa. Um ótimo ritmo, um pouco de culinária e bom humor fazem de Cozinheiros Demais uma boa leitura.

Curiosidade: as receitas preparadas pelos chefes em Cozinheiros Demais estão presentes no livro The Nero Wolfe Cookbook, uma compilação dos pratos que aparecem nas mais diversas investigações de Nero Wolfe. 

Nenhum comentário: