domingo, 6 de maio de 2012

Lendo mais, gastando menos.

por Arthur Franco 

"Nunca terei dinheiro, mas sempre terei livros”. A frase pode parecer clichê, mas os apaixonados por livros sabem o que é sempre querer ter mais um volume na estante. Por mais que tenhamos muitos livros que ainda não lemos, sempre que passamos em frente a uma livraria somos tomados pelo desejo inexplicável de entrar e comprar todas as encadernações que vemos pela frente. Mas às vezes o bolso fala mais alto e a compra de novas brochuras fica para outra hora. Mas o desejo de adquirir mais um livro, de descobrir uma nova história, de se apaixonar por outros personagens continua ali.

Apresentamos aqui algumas alternativas para aqueles momentos que não temos um tostão no bolso e ainda queremos nos aventurar mais uma vez no universo literário.

As bibliotecas constituem uma ótima alternativa para a compra de livros novos. Seja a biblioteca municipal, a biblioteca da universidade ou aquela biblioteca particular do seu avô, certamente encontrará diversas seleções de leitura e ainda não precisará pagar nada.  

Outra boa opção são os sebos, lojas destinadas a vender a preços baixos livros usados e que geralmente possuem um vasto acervo. Reserve um tempo para vasculhar um sebo na sua cidade e você poderá levar para casa várias brochuras por um preço muito acessível. Se a sua cidade não possui lojas desse tipo, uma alternativa são as lojas virtuais, com a Estante Virtual, na qual é possível comprar livros usados sem sair de casa.    

Seus amigos também compartilham da sua paixão por livros? Porque não pedir emprestado obras que seus amigos não estão lendo e também não emprestar as suas? Além disso, vocês também podem fazer um amigo secreto de livros, em que cada um presenteia o outro com um livro usado. Uma alternativa ao tradicional amigo secreto de final de ano e que pode acrescentar novos volumes à sua estante. 

A internet também permite o acesso às mais diversas obras.  Sites como o Domínio Público disponibilizam vários volumes completos para download gratuito em formato PDF.   

Nenhum comentário: