quarta-feira, 2 de maio de 2012

Nas conspirações de Dan Brown.


por Arthur Franco 

Dan Brown já encabeçou listas e mais listas de livros mais vendidos. Já fez a façanha de colocar quatro de suas obras ao mesmo tempo na lista dos mais vendidos do The New York Times. Teve dois de seus livros transformados em filmes de absoluto sucesso e já foi eleito uma das 100 pessoas mais influentes pela Revista Time em 2005.

Suas obras seguem quase sempre o mesmo roteiro e a mesma linha "conspiratória". Começam com um primeiro capítulo que propõe uma morte, um mistério, uma pergunta sem resposta, que acaba por ser a trama principal do livro. Além disso, o fato de alternar histórias entre os curtos capítulos faz com que o leitor sempre engate a leitura, ansioso pelas próximas páginas. Mas o verdadeiro gancho que deixa o público ansioso pela próxima obra é o enredo. Suas histórias não beiram o “comum” nem o marasmo. Existe sempre um segredo, um novo enigma a ser revelado e uma conspiração. Vamos então à lista do melhor (e pior) de Dan Brown. 


Anjos e Demônios (2003)

O primeiro livro de Robert Langdon, simbologista presente em três outras obras, é o segundo escrito por Dan Brown. A história se desenvolve a partir da morte de um cientista suíço no CERN, um centro para a pesquisa de energia nuclear. No peito do falecido, uma marca feita a ferro quente. A investigação leva Langdon ao Vaticano, onde descobre que a antiga fraternidade dos Illuminati pretende se vingar da Igreja Católica. A adaptação cinematográfica é de 2009 e recebeu boas críticas.



O Símbolo Perdido (2009)

O mais recente livro de Dan Brown tem previsão para estrear nos cinemas no máximo no ano que vem. Nesse romance temos a volta de Robert Langdon e dessa vez a conspiração muda para a América, girando em torno da maçonaria e de um objeto que poderia dar poderes sobre-humanos àquele que o encontrar. Atenção especial para a história que mexe com o conceito de noética, uma disciplina que estuda questões como morte, espírito, entre outros, a partir do ponto de vista científico.

O Código Da Vinci (2003)

O maior sucesso de Dan Brown, com mais de 30 milhões de cópias vendidas. O seu êxito se deve ao modo que o autor aborda uma das mais antigas instituições: a Igreja Católica. Na segunda aventura de Langdon temos a morte de um curador do museu do Louvre, fato que leva o simbologista a encontrar mensagens ocultas nas obras de Leonardo Da Vinci. O livro explora a existência do Priorado de Sião, uma sociedade secreta destinada a guardar o mais poderoso segredo da humanidade. A adaptação para os cinemas é de 2006. 



Fortaleza Digital (1998)

O livro de estréia de Dan Brown teve pouca fama quando lançando, vendendo só 10 mil exemplares. Mas foi sucesso total depois do polêmico O Código Da Vinci. Dessa vez temos o supercomputador da Agência de Segurança Nacional, nos EUA, que se depara com um código que não consegue quebrar. É chamada então a criptografa Susan Fletcher, que descobre que a Agência está sendo mantida como refém. Começa então uma corrida contra o tempo antes que algum dano seja feito à Agência Central de Inteligência, a CIA, responsável pela segurança nacional.

Ponto de Impacto (2001)

De longe o livro mais fraco de Dan Brown.  O enredo não é tão cativante com o dos outros livros, mas ainda merece certo crédito. Quando um satélite da NASA descobre um objeto enterrado no Ártico, cientistas são enviados, juntamente com a analista Rachel Sexton. Ao chegar lá ela se depara com uma terrível revelação que pode mudar o modo que olhamos para o resto do universo. Quando ela passa a ser seguida por assassinos profissionais, Rachel precisa revelar a conspiração antes que seja tarde demais.  

Nenhum comentário: