sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Brasil lê.


por Arthur Franco

“Um país se faz com homens e livros". Monteiro Lobato era um cara inteligente. No século XIX já sabia que nenhum país se desenvolve sem cidadãos leitores. Mas quem é esse leitor brasileiro? O que ele lê? O quanto ele lê? Na 3ª edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011, o Instituto Pró-Livro foi atrás do “leitor brasileiro”, procurando entender em que pé a leitura está no Brasil.

Começo com um dado preocupante. Em 2007 55% da população era considerada “Leitora”, enquanto esse número cai para 50% em 2011. Na era da internet e da facilidade de acesso à informação e à publicações como jornais, livros e revistas, era de se esperar que o número de leitores tivesse aumentado.  

O ponto mais interessante da pesquisa talvez resida nas justificativas dadas para a pergunta “principal razão para estar lendo menos do que já leu”. As respostas foram agrupadas em quatro categorias: Interesse; Dificuldade; Acesso e Não Sabe.

Quando analisamos a categoria Interesse nos deparamos com uma situação já esperada. A justificativa mais utilizada por aqueles que dizem não se interessar é a “falta de tempo”. Tudo bem, o mundo atual exige que estejamos sempre ativos, trabalhando, na correria do dia a dia e com isso não encontramos tempo para a leitura. Mas isso não passa de uma desculpa esfarrapada e preguiçosa.

Um conselho que eu sempre dou a todos que dizem não ter tempo para se dedicar a leitura: tire 10 minutos antes de dormir para ler. Pode ser qualquer coisa: uma revista, uma matéria de um jornal, uma página de um livro.  Não importa o que, mas leia. Com o tempo se acaba criando um costume, uma necessidade de concentrar os olhos em algumas palavras antes de dormir e com isso o hábito da leitura.

Já nas categorias seguintes encontramos situações que barram o desenvolvimento do gosto pela leitura. As limitações físicas da visão, o preço elevado dos livros e o analfabetismo são os principais impedimentos que a população encontra quando.  Isso sim é uma situação justificável, entretanto muitas vezes contornável. Pesquisas como essas são importantes para se entender quem lê no Brasil e como podemos criar políticas de incentivo à leitura que atinjam principalmente as classes com uma renda baixa. Com a ajuda delas é possível criar uma identidade leitora no país e tentar formar uma sociedade com cidadãos informados e conscientes. 

Você pode conferir a pesquisa na integra aqui!

Nenhum comentário: