terça-feira, 8 de maio de 2012

Como faz?

Por Carlos Gabriel F.

Espanquem-me com um porrete de pregos ácidos por rir tão alto em uma livraria silenciosa (era o que eu faria com outrem, vejam bem), caso seja necessário, mas peço que me questionem antes os motivos existenciais de tanta gargalhada – pois, quem sabe, talvez não venha a sorrir comigo com tamanha destreza artística literária e não precisemos de olhares tortos transfigurados na face. “Veja Como se Faz: 500 coisas que você deve saber. Instruções para a vida, do cotidiano ano exótico”. Releia algumas duas vezes este título e imagine um livro de instruções chamativo, com a capa pintada drasticamente com uma cor laranja fluorescente, com uma brochura intensa e depois adicione muita ironia e comicidade às mentes criativas de Derek Fagerstrom e Lauren Smith: é sobre o que estou tentando falar.


O livro demonstra 492 coisas que todos devem saber como se faz – e mais oito que pessoas sensatas não tentariam fazer. As instruções, mescladas de desenhos minimalistas e imensas colheradas de inspiração bizarra, ensinam de modo fascinante ao leitor como dançar tango, fazer sushis, tocar blues, cozinhar para pássaros, interromper um eletrocuto, maquiar-se para um show de heavy metal, empinar uma pipa e entre outros ensinamentos que você, caro leitor, possivelmente enfrentará em algum momento futuro de sua vida. O interessante é que partes do livro vem sendo disponibilizadas paulatinamente na internet pelos próprios autores desde o seu lançamento por meio do site Show Me How.


Show Me How” é o meu novo 9gag literário!

Nenhum comentário: