sábado, 23 de junho de 2012

O Leão, a Feiticeira e a Bíblia.

Por Arthur Franco

Depois de falar de O Sobrinho do Mago, venho falar da próxima crônica na ordem de leitura e da primeira a ser publicada por C. S. Lewis. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa foi escrito na década de 40 e é certamente o livro mais conhecido das Crônicas de Nárnia, principalmente pela adaptação cinematográfica da Disney em 2010.


Essa crônica narra a história dos quatro irmãos que, para fugir dos bombardeios a Londres, vão morar no campo, na casa do Professor Kirke. Lá PedroSusanaEdmundo e Lúcia descobrem um guarda-roupa mágico que os transporta para Nárnia, uma terra mágica com animais falantes e criaturas mitológicas, mas dominada pela Feiticeira Branca. A feiticeira usurpou o trono e congelou Nárnia por 100 anos. Cabe então aos irmãos encontrar Aslam, o leão todo-poderoso criador de Nárnia e o único que pode acabar com o inverno. 

As Crônicas de Nárnia são permeadas de elementos cristãos. C. S. Lewis era muito religioso e incutiu nos seus livros histórias e passagens que refletissem certos trechos da Bíblia. Nessa crônica encontramos alusões a traição de Judas Iscariotes, ao Apóstolo Pedro, questões sobre a ressurreição de Jesus, perdão e ao próprio Cristo, representado por Aslam. As referências cristãs são distribuídas ao longo do enredo, sendo bem inseridas por diálogos e passagens da obra.


Nenhum comentário: