quarta-feira, 20 de junho de 2012

Les Aventures de Tintin.


Por Arthur Franco

As Aventuras do Tintim é uma série de histórias em quadrinhos criada por Georges Remi, mais conhecido como Hergé. São ao todo 24 volumes, sendo o último, Tintim e a Alfa-Arte, inacabado devido à morte de Hergé. Entretanto, o álbum foi editado em 2008 e traz os croquis originais do autor para o que seria a última aventura de Tintim.

Hergé já se inspirava em histórias de intrigas internacionais antes de criar Tintim. Durante a Primeira Guerra Mundial, o autor rascunhava desenhos de um personagem que pregava peças em soldados alemães. Mas foi somente no Le Petit Vingtième, um suplemento para crianças do jornal em que Hergé trabalhava, o Le Vingtième Siècle, é que Tintim foi publicado.


Tintim é apresentado como um jornalista belga que viaja ao redor do mundo fazendo investigações. O seu companheiro é o cão fox terrier Milu, que vive em confusões, mas sempre salva o seu dono de enrascadas. Outros personagens são inseridos ao longo da série, como o Capitão Haddock, um marinheiro sarcástico e trapalhão; Dupond e Dupont, uma dupla de detetives gêmeos desajeitados; Trifólio Girassol, um cientista quase surdo que faz confusões com o que os outros lhe dizem; e Bianca Castafiore, uma cantora de ópera que sempre aparece quando os personagens principais menos esperam.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Hergé foi amplamente criticado por publicar As Aventuras de Tintim em um jornal controlado pelos nazistas (uma vez que o jornal em que as histórias eram anteriormente publicadas foi fechado por Hitler). As tramas escritas nessa época são politicamente neutras, como vemos em O Segredo do Unicórnio e O Tesouro de Rackham o Terrível.

A fama de Tintim não se deu apenas aos quadrinhos. Desde a sua criação, o personagem já foi tema de diversos produtos, entre eles camisas, jogos de tabuleiro e video games, baralhos, selos, entre outros. Duas séries televisivas já foram feitas: Les aventures de Tintin, d'après Hergé, de 1961; e As Aventuras de Tintim, de 1991, versão que fez muito sucesso e consagrou o personagem em animação. Cinco filmes já foram produzidos: Tintim e o Mistério do Tosão de Ouro, de 1961; Tintim e as Laranjas Azuis, de 1964; Tintim e os Prisioneiros do Sol, de 1969; Tintim e o Lago dos Tubarões, de 1972; e As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne, de 2011.


Nenhum comentário: