sábado, 28 de abril de 2012

Reunindo leitores.

por Arthur Franco

Um dos grandes trunfos da internet são as redes sociais. Certamente você já dedicou dias ao Orkut e hoje em dia passa grande parte do seu dia checando as atualizações do Facebook. Essas redes são uma poderosa ferramenta, uma vez que aproximam usuários com interesses semelhantes e permite o contato entre pessoas de diferentes localidades. E a cada dia surgem novas formas de conectar os internautas.

E os amantes dos livros não ficam de fora dessa nova forma de interação. Já existem redes específicas destinadas a reunir aqueles que têm a literatura como paixão e estão sempre com uma brochura debaixo do braço. Separei três que fazem sucesso entre os leitores. Apesar das  particularidades de cada uma, todas são parecidas entre si, agregando usuários com o mesmo gosto e permitindo a avaliação das obras.

A primeira é o Skoob, uma rede social brasileira que já possui mais de 420 mil usuários cadastrados. Nela é possível dizer o que você está lendo, o que quer ler, escrever críticas e resenhas sobre obras e interagir com outros usuários. Uma das funcionalidades mais legais do Skoob é a possibilidade de adicionar tags como “abandonei” ou “relendo” nos livros da sua estante virtual.

O LibraryThing é uma rede mais completa. Com um número mais de obras, a rede é tão famosa que já possui mais de um milhão e meio de usuários e é utilizada por algumas bibliotecas dos Estados Unidos como catálogo de acervo. Na modalidade gratuita você pode catalogar até 200 livros na sua conta. O legal é que ela permite que você pesquise em quase 700 livrarias ao redor do mundo e até mesmo na Livraria do Congresso Americano.

Já no O Livreiro é possível ler mais de 10 mil livros online de graça. A rede, também brasileira, se define como “um ponto de encontro para a troca de ideias com amigos e para conhecer pessoas, escritores e obras, fazer novas amizades, debater assuntos divertidos e interessantes e inspirar-se, fazendo uma viagem pelo mundo literário”. O site está em Beta, então é possível dar a sua opinião sobre o que você queria ver na rede social e sugerir mudanças. 

Nenhum comentário: