terça-feira, 10 de julho de 2012

Quais são os dias mais importantes da sua vida?


Por Carlos Gabriel F.

Fábio Moon, em uma determinada entrevista cedida no ano passado para um sítio famoso brasileiro, disse o seguinte: “eu acho que tem coisas que você pode contar, como em uma história em quadrinho, que não dá pra contar da mesma maneira fazendo cinema, que não dá pra contar da mesma maneira só escrevendo prosa”. Há momentos que não se transcrevem em palavras, que, possuídos de tamanho sentimentalismo, não são possíveis de se transcrevem em dígitos transversais. Algumas histórias se encaixam em tamanha perfeição nas imagens que se fazem desnecessárias as palavras translúcidas. 

E é assim que é narrada a história de Brás de Oliva Domingos, mundialmente conhecido por seu pai, grande escritor brasileiro renomado. Brás transcorre seus dias escrevendo obituários. Passa suas noites febris pensando nos “se” da vida e como será seu futuro longínquo. Fábio Moon e Gabriel Bá transcendem o Brasil exótico, clichê, que é vinculado no exterior, para criar o mundo de “Daytripper” – uma história de sentimentos universais, de crônicas que perpassam a vida humana em uma unicidade absoluta. 

Brás questiona se sua vida começa no momento do primeiro beijo ou nas primeiras palavras que conseguir narrar sua história; no momento de sua morte ou quando conhece a garota dos seus sonhos. Cada dia de sua vida é como uma página de um livro por outrem contada. “Daytripper” é uma história de revolução sentimental; de busca incessante por uma vida que valha sentido nas palavras imagéticas dos contos.    



Nenhum comentário: