terça-feira, 3 de julho de 2012

Agatha Christie's

Por Arthur Franco

Com mais de 80 livros publicados, Agatha Christie não fez sucesso apenas com livros. A autora teve suas obras adaptadas para peças teatrais, filmes e série de televisão e, mesmo com a sua morte em 1976, adaptações (de sucesso, diga-se de passagem) foram produzidas. Trago aqui duas séries televisivas britânicas do canal ITV, Agatha Christie's Poirot e Agatha Christie's Marple, que trazem para a TV os personagens mais famosos de Christie.


Agatha Christie's Poirot teve a sua estréia em 1989 e atualmente está em sua décima segunda temporada. No papel de Poirot temos David Suchet, que interpreta com maestria o pequeno detetive. A maioria das histórias em que Poirot aparece foi adaptada, tanto os contos quanto os livros. Sucessos de Agatha Christie como Morte no Expresso do Oriente e O Assassinato de Roger Ackroyd estão presentes na série e a décima terceira temporada será a última, trazendo livros como Os Elefantes Não Esquecem e o último caso de Poirot, Cai O Pano.



Agatha Christie's Marple estreou em 2004 e já levou para a televisão 20 episódios estrelados por Miss Marple.  Entre essas 20 adaptações encontramos clássicos como Um Convite para um Homicídio e A Testemunha Ocular do Crime, mas também temos livros e contos em que Miss Marple nunca apareceu. Livros como Hora Zero, Matar é Fácil e O Cavalo Amarelo ganharam versões televisivas, mas nunca tiveram Miss Marple como protagonista nas versões impressas. Além disso, outras modificações foram feitas, como mudanças na identidade de assassinos e nas relações entre os personagens.  

Nenhum comentário: