segunda-feira, 30 de julho de 2012

Alice adolescente II.

Por Arthur Franco 

No post anterior falei um pouco sobre Alice no País das Maravilhas, obra de Lewis Caroll escrita no século XIX, e de como a história da menina que cai por um buraco e encontra um mundo de "maravilhas" pode ter uma leitura diferente daquela contida no livro. 

  • Entende-se que a adolescência é um estágio de amadurecimento, tanto físico quanto psicológico e emocional. É um estado em que o jovem muitas vezes se vê confuso e perdido na sua própria identidade. Quando Alice cai na toca do Coelho Branco, de forma repentina e desenfreada, é possível fazer uma alusão desse fato com a entrada inesperada e desenfreada que toda criança sofre ao entrar na adolescência. Não existe um momento exato que a criança sabe que vai entrar nessa fase, além de que não ter como pará-la e não sabe o que vai encontrar no final dela, assim como Alice não sabia o que a esperaria no fundo do poço.  



  • Durante a adolescência, acontece a fase do chamado ‘estirão’, na qual o indivíduo cresce e as mudanças no corpo começam a acontecer. Essa é uma fase típica desse estágio, a qual pode vir acompanhada de mudança de voz nos meninos, crescimento dos seios nas meninas e aparecimento de pêlos pubianos.   A protagonista experiencia o ‘estirão’ várias vezes durante o livro.  A primeira vez que Alice muda de tamanho é logo após que aterrissa na sala das portas. Depois de beber a garrafa que continha a inscrição ‘BEBA-ME’, a garota começa a diminuir de tamanho. “- Que sensação estranha! – exclamou Alice – Parece que estou encolhendo como um telescópio.” . Insatisfeita com o tamanho, ela come o bolo com a inscrição ‘COMA-ME’ e adquire mais de três metros. “– Agora estou espichando como se fosse o maior telescópio do mundo! Adeus, pés (porque, quando olhou para seus pés, eles pareciam tão distantes, que quase se perdiam de vista).” E por várias outras passagens da obra vemos que Alice muda de tamanho.




  • A crise de identidade que os indivíduos sofrem na adolescência está relacionada à entrada em um novo mundo e com a perda de referenciais antes tomados como certo. E é justamente isso que acontece com a protagonista do livro. Alice se vê em outro mundo, totalmente diferente do lugar que ela estava acostumada, e com seus referenciais todos desfeitos. A todo momento, ela tenta se lembra de poemas ou composições que aprendera na escola, que funcionariam como uma espécie de conexão para que ela soubesse que ainda era a mesma menina que caíra pelo buraco. Mas acaba por não conseguir recitar nenhum da maneira correta e passa a se questionar: ‘quem sou eu?’.


Com essa análise é possível perceber que, apesar de Alice no País das Maravilhas ser um livro concebido para crianças, é possível encontrar pontos que denotem a transição da infância para a adolescência. A protagonista, ao descobrir um mundo novo, mudar de tamanho e entrar numa crise de identidade pode estar experienciando a fase da vida em que essa situações geralmente acontecem. Lewis Carroll, se baseando na pequena Alice Liddell, criou um conto para crianças mas que pode servir de metáfora para a transição da infância para a vida adulta.

Nenhum comentário: