domingo, 1 de julho de 2012

Cortando livros.


Por Carlos Gabriel F.

Sempre me coloquei a pensar se teria capacidade autônoma de transformar meus livros em obras de arte. Se teria por simples indulgência o vislumbre artístico de metaforizar as páginas em algo diferente. Os sites presentes na rede são variados e ensinam diversas técnicas para fazer do livro não apenas um livro. Uma amiga me enviou uma vez um cofre meio a páginas de um livro. Era simples: cortava-se as páginas e fazia dali um nicho enigmático. Ela dizia “compre um baratinho e faça!”. Um livro baratinho não tem o seu também valor literário? 

E foi daí que conheci a arte de Thomas Allen. O cara reutiliza capas oitentistas para fazer algo como um grande pop-up para adultos. Com seus cortes mágicos ele transforma uma simples brochura em uma grande armadura artística de enorme reconhecimento. Porque penso assim: só não de livros vive a literatura, pois qualquer arte é válida – qualquer pessoa que transforme a literatura em imagem de admiração merece o verdadeiro valor.

Thomas, vem cá, eu deixaria você recortar algum livro meu. 




Conheça mais do seu trabalho no site oficial.

Nenhum comentário: